Acompanhamentos

Bróculos com Cajus
Ingredientes:
  - Brocolos
  - Cajus
  - Oregãos
  - Louro
  - Cebola nova ou cebolinho
  - Azeite (com pouca acidez)
  -  Sal marinho
  - 1 Cabeça pequena de cravinho

Modo de Preparação:
   1. Cortar os brócolos em pedaços miudinhos. Aproveite o “pé” dos brócolos. 
   2. Colocar os brócolos no wook, juntamente com o azeite, os alhos, a cebola nova, o louro e a cabeça de cravo. Deixar saltear um pouco, adicionar os cajus a gosto, não exagere!
   3. O aspecto deve ser de legumes frescos, pouco cozinhados, estaladiços e saborosos.
Atenção: o propósito é saltear e não refogar ou fritar, vá mexendo sempre, sem moer ou desfazer  os legumes.
   4. Acompanhar com requeijão, salsicha de soja ou tofu grelhado, peixe ou carne, a decisão é sua. Bom apetite!

Sabia que… 
O alho tem propriedades anti-bacterianas, e que regula os níveis de açúcar e de colesterol no sangue.  Deve ser esmagado e não cortado com a faca de inox.
A castanha de caju é rica em minerais básicos, como ferro, fósforo, selénio, magnésio e zinco. É também uma fonte de antioxidantes e de proteínas. O seu rico conteúdo em vitamina B1 torna a castanha de cajú num dos frutos essenciais para combater o stresse e a depressão. Já o seu alto teor de magnésio, significa que actua efectivamente sobre o sistema nervoso. Além de possibilitar o bom funcionamento dos músculos e dos ossos, a castanha de caju ajuda na prevenção de cálculos biliares e na diminuição dos transtornos renais, artrite e reumatismo. A maior parte da gordura que contém é monoinsaturada, sendo esta benéfica para o coração. Ajuda ainda a reduzir os altos níveis de triglicéridos e colesterol que estão associados ao risco de doença cardíaca.