Entradas

Espargos Dourados
Ingredientes:
  - 600 gr de espargos verdes
  - Sal marinho
  - 1 ovo
  - 1 colher de sopa de leite de soja ou aveia
  - 6 colheres de sopa de azeite
  - 2 colheres de sopa de farinha integral
  - Pimenta

Preparação:
         1. Lave os espargos e corte as pontas, de modo a que fiquem com cerca de 14 cm. Aproveite os resto para a sopa.
         2. Ferva um pouco de água com sal num tacho, coza os espargos , 2-3 min. até ficarem al dente. Retire-os e escorra bem.
         3. Bata vigorosamente o ovo com o leite.
   4. Aqueça o azeite em lume forte numa frigideira.
   5. Passe os espargos pela farinha e logo de seguida pela mistura do ovo e frite-os imediatamente no azeite muito quente até dourarem.
   6. Retire e deixe escorrer sobre papel absorvente. Tempre com sal e pimenta e sirva quente.

Sabia que...
O espargo é um alimento:
  > O Espargo é benéfico para a Saúde do Coração - Por conter ácido fólico que juntamente com as vitaminas B6 e B12 converte a homocisteína em cisteína diminuindo  o risco de doença cardíaca.  
  > Diurético natural - O seu perfil mineral, combinado com um aminoácido activo (asparagina), faz com que tenha um efeito diurético
  > Alimento saudável para a flora intestinal - O espargo contém inulina, que, por não ser digerida pelas enzimas do intestino humano, é considerada como uma fibra alimentar solúvel, que, ao alcançar o cólon, é utilizada pela flora microbiana, bifidobactérias e lactobacilos, bactérias benéficas para o nosso intestino grosso.
  > Útil contra defeitos congénitos - Se está a pensar em engravidar ou se está no estágio inicial da sua gravidez introduza espargos com frequência nas suas refeições. Uma chávena de espargos fornecer-lhe-á cerca de 263 mg de ácido fólico necessária na síntese do ADN.  Sem ácido fólico, as células no sistema nervoso do feto não se dividem correctamente. A inadequada ingestão de ácido fólico antes e durante a gravidez tem sido associada a vários defeitos congénitos como a espinha bífida.